terça-feira, 15 de janeiro de 2013

IAN McEWAN




AS CIDADES INABITÁVEIS


Uma das linhas temáticas mais intrigantemente constante na ficção moderna britânica é a que gira em redor do medo como efeito de um Mal que seria uma sistemática presença, surda e oculta, no quotidiano e na Natureza. Teria, como é óbvio, interesse compreender por que é que esta temática tem um relevo tão crucial nesta literatura. Mas não sendo esta a circunstância adequada, saliente-se apenas que esta linha temática tem notórias ramificações para a chamada corrente “metafísica”, que, ao longo dos tempos, esteve na origem da novela “gótica” e do “policial”, e ainda que, com desenvolvimentos diversos, é central na obra de vários autores fundamentais como, e só para referir alguns dos contemporâneos, Hardy, Conrad, Forster e Golding.

Dentro da geração que, a partir dos finais da década de setenta, tem renovado a literatura britânica - e que, diga-se de passagem, bem bafejada tem sido pela edição portuguesa -, o autor que, em particular, retomou esta temática é Ian McEwan. Algumas das suas obras têm-se centrado, de facto, na forma como pode configurar-se o Mal - desde que haja circunstâncias favoráveis - em personagens triviais, levando-as a situações da mais radical violência. De forma genérica, pode considerar-se que é a consciência de um permanente perigo indefinível, que o comportamento das personagens criadas por lan McEwan traduz, e com o qual o leitor se identifica, que provoca este autêntico abismo negro de horror que caracteriza as suas obras.

Desenvolvendo uma epígrafe de Cesare Pavese, relativa a sensação de instabilidade e despojamento que a viagem pode originar, Ian McEwan resolve, em Estranha Sedução, o seu segundo romance, inserir em Veneza (note-se que a cidade nunca é nomeada, mas é inequivocamente descrita) dois amantes, de origem britânica, passando as suas férias. As dificuldades em se orientarem no labirinto de canais, ruas e vielas da cidade, a falta de domínio da língua e da cultura dos seus habitantes, a inexistência de qualquer projecto que os ocupe, levam-nos a uma situação de isolamento e de precaridade que, além de os empurrar para os braços um do outro, deixa-os expostos ao manejar da vontade e do desejo daqueles que os rodeiam.

O cenário tem, portanto, um papel determinante na criação de um clima propiciatório para o desenrolar de una situação trágica que, de imediato, o leitor prevê, sem, no entanto, perceber qual a forma com que irá desenlaçar-se. Veneza aparece como uma cidade “perversa” (a recordar Morte em Veneza de Thomas Mann, mas, em particular, o filme homónimo de Luchino Visconti), na medida em que a sua pregnação entre mar e terra, a sua dimensão de fantasmagórico museu monumental, a fluidez das gentes desenraizadas que por ela circulam e a rapacidade dos seus residentes a transformam num espaço sedutor, mas também perigoso e, por isso mesmo, impossível, de “habitar”. Neste sentido, a cidade prenuncia e propicia o aparecimento de formas de desejo “perverso” e, assim, também inabitáveis: os que se consomem na morte.

É uma dessas formas de desejo, que só a dor e o sangue conseguem aplacar, que pulsa no segundo casal de Estranha Sedução, residente em Veneza, e com o qual, um pouco por enfastio e cansaço, o par de turistas se vê forçado a conviver. Aquele casal sabe que a lancinante “ferida”, resultante da impossível complementaridade da sua sexualidade, só cicatrizará, se eles escolherem uma vítima para onde canalizem o seu desejo assassino. Por conseguinte, Estranha Sedução pode ser encarado também como a narrativa ambígua de uma alucinante redenção; ou, de forma mais simples, como a crónica de um desejo insustentável de violação e fuga. No final, todas as personagens deste perturbante romance são obrigadas, de qualquer modo, a abandonar a cidade: “viajar” descuidadamente pelo desejo dos outros poderá revelar-se tão mortífero como percorrer uma cidade que não se domina e que, assim, se fecha, espoliando os intrusos.

Refira-se ainda que o enredo é muito bem favorecido pelos já característicos meios estilísticos de Ian McEwan: secura, objectividade, parco em adjectivos e metáforas, e, no entanto, subtil no desvendamento do fluir dos estados psicológicos e inteiramente ajustado ao desenrolar da acção

Publicado no Público em 1991.


Título: Estranha Sedução
Autor: Ian McEwan
Tradutor: Ana Falcão Bastos
Editor: Gradiva
Ano: 1991
126 págs., € 10,10



Sem comentários: