domingo, 13 de agosto de 2017

MARCEL SCHWOB

 
 
VIDAS FUGAZES
 
Há escritores que parecem, encarados a partir dos dias de hoje, ter passado clandestinos pela escrita, mas que têm o condão de transformar em magia tudo o que tocam. O leitor, que os descobre, cria o hábito e o gosto de os guardar no seu guarda-jóias como se fossem o seu mais precioso património, Um destes casos, para muitos leitores (é o caso de André Breton, grande especialista na descoberta destas preciosidades), é o de Marcel Schwob.
 
Este homem, no seu frenesim de conhecer, dedicou-se um pouco a tudo, conseguindo quase sempre atingir um grau original de reflexão e dificilmente classificável nas categorias do seu tempo. Estava-se no final do século passado e esta avidez diletante era bem vista e apreciada. Porém, é inegável que a sua atitude contribuiu de forma significativa para diversificar os gostos estéticos numa França que, do alto do seu pedestal cultural, tem sempre tendência para se isolar.
 
Em boa hora, a Teorema resolveu traduzir e editar um dos livros mais fascinantes deste autor: trata-se de Vidas Imaginárias, um conjunto de biografias ficcionadas de personagens reais, míticas e inventadas.
 
Como o próprio autor explícita no prefácio desta obra, estas breves “vidas” apresentam-se como entidades únicas, onde cada gesto, sinal físico, afecto ou emoção tem um valor simbólico obscuro, perturbante, que nos obriga a questionar sobre o sentido do universal. Nada fica explicado ou esclarecido sobre estas vidas; pelo contrário, grande parte da vertigem que se tem ao ler estas pequenas histórias advém das perguntas que elas nos obrigam a formular: que sentido tem cada existência? Que quer dizer o termo “vida”, quando encaramos este formigueiro de seres, de partículas, que o tempo continuamente devora?
 
Esta edição refere na contra-capa que este tipo de biografias teve um excelente continuador em Jorge Luís Borges. É certo; no entanto, a preciosidade fantasista destas fugazes “vidas” dá-nos hoje a ilusão de que foram escritas a duas mãos: uma delas enluvada por Yourcenar, outra por Pieyre de Mandiargues.
 
Publicado no Público em 1990.
 
  
Título: Vidas Imaginárias
Autor: Marcel Schwob
Tradução: Telma Costa
Editor: Teorema
Ano: 1990
141 págs., esg.
 
 



Sem comentários: