terça-feira, 8 de março de 2016

NICHOLAS SPARKS

 
 
 
BONS SENTIMENTOS
 
Se há princípio milenar que, nas últimas duas décadas, voltou a ser frontalmente assumido, é o de que não vem mal nenhum ao mundo por ler uma história (boa ou má). Pelo contrário, decerto algo de positivo virá. E se uma história não chega para fazer um romance, não há dúvida que uma história (ou uma simples personagem, por exemplo) pode bastar para permanecer como um imorredoiro marco da arte narrativa para quem a lê, tornando-se decisiva para consolidar os seus hábitos de leitura.
 
O romance Um Momento Inesquecível (tradução questionável de A Walk to Remember) de Nicholas Sparks não pretende ser mais do que uma história contada de uma forma clara e sentida. Não chega para fazer um bom romance? Pois não; mas não vem mal nenhum ao mundo por isso. Nicholas Sparks é um daqueles autores americanos que tudo o que publica se transforma numa verdadeira “árvore das patacas”: os seus livros vendem-se às largas centenas de milhares de exemplares, só nos Estados Unidos, e, para além disso, são traduzidos e vendidos por todo o mundo. Criou um público – em particular, feminino - que espera com ansiedade os seus livros e os seus editores têm a garantia de que, seja o que for que tenha a sua autoria, terá sempre alguns milhares de leitore(a)s incondicionais.
 
Um Momento Inesquecível é, na nossa opinião, um romance interessante para jovens; não só porque se centra numa história de amor de adolescentes, repleta de bons sentimentos (e se os bons sentimentos - tal como uma história - não chegam para fazer boa literatura, também não fazem mal nenhum aos jovens) e de redenções, mas também porque, sem nenhumas pretensões, se expõe um processo de aprendizagem e a descoberta de um percurso para a maioridade.
 
O mérito do título em português é realçar uma das motivações do narrador (que, tendo todos os elementos de identificação iguais aos do autor, parece ser, por conseguinte, um seu “duplo”): ele percebe que está na “brevidade” uma das componentes da “perfeição” de uma história. Para além desta, a outra motivação é fruto da “gratificação” que sente, agora que se encontra a meio caminho do fim da vida, pelo papel que esta experiência desempenhou para mudar a sua atitude perante a vida e a sua concepção do mundo e da natureza. A aprendizagem, que absorveu com a sua vivência, deriva da obstinação da sua amada (uma jovem cujos valores religiosos e éticos são tão arreigados que fazem dela uma figura arcaica, ridícula e desajustada em termos sociais) em praticar a bondade e em “aceitar os desígnios de Deus”, ao ponto de essa atitude transfigurar a sua beleza, e de acreditar nesses princípios como se fossem o único caminho possível, sem rancores nem dúvidas, mesmo quando sabe que a sua morte é o futuro imediato.
 
Percebe-se, por tudo isto, que existe, em Um Momento Inesquecível, alguma dependência dos modelos da literatura de “self-help” que tanta importância sociocultural tem nos Estados Unidos (e que, a pouco a pouco, também começa a ter na Europa e até no nosso país). Mas, por isso mesmo, parece-nos que a integração desta obra na colecção “Grandes Narrativas” (do mesmo modo que o magnífico A História Interminável de Michael Ende ou as obras de Jostein Gaarder ou mesmo as de Susanna Tamaro), ao lado de títulos de Abelaira, Mourão-Ferreira, Alçada Baptista ou Helder Macedo (e isto para só referir alguns autores portugueses), é, na nossa perspectiva, uma estratégia editorial no mínimo bizarra, já que, de certeza, irá provocar equívocos num público eventualmente “fiel” à colecção.
  
Publicado no Público em 1999.
 
 
Título: Um Momento Inesquecível
Autor: Nicholas Sparks
Tradutor: Jaime Araújo
Editor: Editorial Presença
Ano: 1999
155 págs.,  esg.
 
 



Sem comentários: