RASTOS DE UM COMETA
É consensual afirmar que o contributo
fundamental da obra de Gabriel García Márquez (e, de uma forma ou outra, da de
grande número de escritores latino-americanos do pós-indigenismo) para a
literatura contemporânea foi o de complexificar as fronteiras, até aí muito definidas,
entre real e imaginário. Chega-se mesmo a considerar que a sua obra estabelece
um novo realismo em que aquelas fronteiras estariam abolidas, uma vez que se
revelariam desajustadas para a compreensão de uma realidade (a sul-americana)
onde as presenças da religiosidade, da superstição, da fantasmagoria, do
devaneio lírico ou pueril, etc., são tão “concretas” como a escassez de meios
de subsistência para a maioria da população.
Grande parte dos contos que compõem A
Incrível e Triste História da Cândida Eréndira e da Sua Avó Desalmada,
na sua estrutura muito simples e linear, justificam, de facto, esta caracterização:
a acção desencadeia-se com a presença de um elemento do imaginário, assumido como
real, que vem transformar ou prenunciar (e este efeito de “prenúncio” é o único
resíduo de fantástico que permanece neste elemento) mutações na vida dos heróis
ou da comunidade.
Esta estrutura, mais tipificada em “Um
Senhor Muito Velho Com Umas Asas Enormes” e em “O Mar do Tempo Perdido”, sofre,
no entanto, variantes de conto para conto. Assim, “A Última Viagem do Navio Fantasma”
narra a marginalização que provoca a assunção individual de um elemento do
imaginário como real e o “perigo” que, ironicamente, pode existir na sua
desesperada afirmação no seio da comunidade; “O Afogado Mais Bonito do Mundo”
reflecte como um elemento real pode cristalizar um imaginário colectivo, em
particular se é motivado pela frustração (neste caso, sexual e afectiva) ou
pela carência; “Norte Constante Para Alem do Amor” evidencia como o desejo
simula no real um elemento do imaginário, tornando-se, por conseguinte, na sua essência,
inconcretizável e mortífero.
Um outro aspecto característico da obra
de Gabriel García Márquez bem exemplificado nesta colectânea, principalmente em
“Norte Constante Para Além do Amor’, “Blacaman o Bom, Vendedor de Milagres” e
na novela curta que lhe dá titulo, é a dimensão simbólica das suas personagens.
Este simbolismo, enraizado na cultura popular ou nas reminiscências com que
esta reformula a sua história, alude de um modo constante à situação neo-colonial
hoje existente nas Caraíbas ou em todo o continente sul-americano. No entanto,
nunca se pode encarar como único nível de leitura esta conotação política, uma
vez que o autor procura dar às personagens uma significação que, em complementaridade,
ascenda às categorias universais.
Convém salientar, no entanto, que estes
contos, na sua maioria de produção coeva à epopeia de Macondo, dão a ideia de
serem “rastos” (e restos) da passagem de um imenso cometa. Nesse sentido, esta
colectânea representa o fim de um ciclo e, paralelamente, patamar estilístico e
temático de outro que prepara o romance O Outono do Patriarca.
Por outro lado, descontextualizados,
estes contos prenunciam, apesar das intenções continuamente expressas pelo
autor, uma dilaceração da noção de realismo, abrindo caminho a uma ficção que,
liberta de uma exigência constrangente a uma referência exterior determinada,
cada vez mais alcança o valor paradigmático do mito.
Publicado no Público
em 1990.
Titulo: A Incrível e
Triste História da Cândida Erendira e da Sua Avó Desalmada
Autor: Gabriel García
MárquezTradutor: Pedro Tamen
Editor: Quetzal Editores
Ano: 1990
135 págs. , esg.
Sem comentários:
Enviar um comentário